Vice-presidente Laerte Nogueira solicita que prefeitura faça a aquisição de três equipamentos de cateter nasal de alto fluxo

por Comunicação / CMSS publicado 07/07/2021 11h57, última modificação 07/07/2021 11h57

Durante as sessões legislativas do mês de junho, o vice-presidente da Casa do Povo, vereador Laerte Nogueira, apresentou indicação ao Poder Executivo, solicitando ao prefeito Assis Peixoto, a averiguação quanto a possibilidade de se adquirir 3 (três) equipamentos de cateter nasal de alto fluxo, para reduzir os casos de intubação durante o tratamento de pacientes com casos mais graves de covid-19. No mesmo documento o parlamentar pede a contratação de profissionais para realizar o treinamento de operacionalização dos referidos equipamentos.

Segundo Laerte, os cateteres diminuem em até 90% a necessidade de intubação dos infectados que utilizam a tecnologia no momento correto.

Ainda segundo ele, o cateter de alto fluxo é mais confortável e oferece um grande volume de oxigênio, mais do que os equipamentos que a Saúde Municipal tem à disposição no momento.

“Essa nova tecnologia seria mais um recurso de terapia para os pacientes em tratamento respiratório. Na prática, o resultado é garantir que pacientes com quadros graves de covid-19 tenham uma alternativa não invasiva eficiente, anterior a intubação. É um investimento elevado, mas não podemos poupar esforços quando o assunto é salvar vidas”, afirma.