Vereadores aprovam criação da “Comenda Terezinha de Vasconcelos Castro” para homenagear as mulheres

por Comunicação / CMSS publicado 24/03/2021 18h20, última modificação 06/04/2021 17h57

A Câmara de Vereadores aprovou durante Sessão Ordinária o Projeto de Resolução N° 03/ 2018, de autoria do Presidente Lucas Vasconcelos, que cria a Comenda “Terezinha de Vasconcelos Castro”, para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 08 de março.

A Comenda tem como propósito agraciar mulheres de São Simão e Itaguaçu, por seus méritos e relevantes serviços prestados ao município. Cada vereador indicou uma personalidade feminina para receber a comenda.

Para o Presidente, a data é uma oportunidade para refletir sobre o tema, colocar em discussão e reafirmar a luta das mulheres que buscam melhores condições de trabalho e qualidade de vida, além de parabeniza-las pela força e coragem ao enfrentar as adversidades.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, que impede aglomerações, a sessão solene para outorga da comenda foi adiada, devendo ocorrer até o fim do mês de março.

Biografia Terezinha de Vasconcelos Castro

Uma história de vida, trabalho e dedicação a família, aos amigos, à sua vida religiosa e a cidade de São Simão.

Terezinha de Vasconcelos Castro nasceu no dia 07 de Novembro de 1928, no município de Santa Vitoria – MG, Em 1951 casou-se com Waldemes Ferreira de Castro, comerciante nascido no município de São Simão. Criou três filhos, sendo o primogênito José Carlos de Vasconcelos Castro – O Carlinho, o segundo José Márcio de Vasconcelos Castro – O Marcinho, e a caçula Maria Aparecida Vasconcelos Veiga. – a Cidinha.

Terezinha de Vasconcelos Castro era filha de Eleutério Ribeiro de Vasconcelos e Maria Cândida dos Prazeres.

Neste breve relato é importante ressaltar que, dona Terezinha e/ou tia vó Terezinha, como era chamada por parentes e amigos, foi em vida uma mulher incansável, tendo sido costureira, dona de casa e ainda uma cozinheira de temperos e disposição inigualáveis.

Outra característica marcante foi a sua imensa fé em Deus e sua profunda crença na sua querida religião evangélica que seguiu, amou e respeitou ao longo da sua vida que é a Congregação Cristã no Brasil.

Quis o destino que diversos parentes próximos, familiares e descendentes participassem e participem da vida pública de São Simão desde os primórdios da criação do então distrito do Canal de São Simão, hoje Munícipio de São Simão.

Para ilustrar, citamos a trajetória de Aniceto Ferreira de Castro que foi o primeiro Vereador eleito pelo então Distrito, junto a Câmara de Mateira, hoje Paranaiguara, cabendo a ele, propor a criação do Munícipio de São Simão. Aniceto é quem empresta seu nome para o prédio desta Augusta Casa de Leis.

Logo em seguida, o então Governador José Feliciano Ferreira nomeia para Prefeito do novo Munícipio, o comerciante José Waldemar da Silva, concunhado de dona Terezinha.

Dona Terezinha era esposa do ex-vereador Waldemes Ferreira de Castro, ex-presidente da Câmara Municipal e também Prefeito Interino, devido a renúncia do então prefeito Celio Leão Borges e seu Vice em razão do movimento militar de 1964.

Na sequência deste breve relato histórico e em período bem mais recente, dona Terezinha viu seu filho primogênito, José Carlos de Vasconcelos Castro – O Carlinho, ser eleito vereador e também Presidente da Câmara Municipal.

Logo em seguida, dona Terezinha presenciou seu segundo filho, José Márcio de Vasconcelos Castro – O Marcinho, ser eleito Vice-Prefeito e Prefeito por duas vezes. Em 2012, ainda em vida, dona Terezinha viu seu neto Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos também se tornar Prefeito e desempenhar um belo papel em prol do desenvolvimento de São Simão.

Agora em 2020, mais um dos netos se envereda pela seara da política, Lucas Barbosa Vasconcelos é eleito Vereador e conduzido por seus Pares Vereadores é escolhido Presidente da Câmara para o biênio 2021/2022.

Esta é a história de uma vida profundamente entrelaçada com a história de São Simão desde os seus primórdios.

Desta rica história depreende-se a importância e a justa homenagem que a Câmara presta a Terezinha de Vasconcelos Castro e seu belo exemplo de vida.

Terezinha gostava de dizer que se orgulhava de ter sido a única mulher esposa, mãe e avó de Prefeitos de São Simão.

E temos a certeza de que, mesmo não estando mais entre nós, está orgulhosa em ter o neto Lucas Vasconcelos, eleito vereador de São Simão.