Vereador Ludgero Neto pede estudo de viabilidade para instalação de uma usina de energia renovável e gratuita para a população de baixa-renda

por Comunicação / CMSS publicado 13/10/2021 14h35, última modificação 13/10/2021 15h36

O vereador Ludgero Neto indicou que o Executivo implante no Município uma usina de energia renovável gratuita para pessoas de baixa renda. Para os demais moradores, que não se enquadrarem como de baixa renda, os mesmos teriam um desconto moderado em sua fatura.

Ludgero afirma que a implantação irá gerar economia no pagamento da conta de energia elétrica dos moradores de São Simão e Itaguaçu.

“A implantação dessa usina permitirá uma grande economia mensal, impactando na conta de energia do munícipe”, explica.

Para o vereador, o investimento representa o compromisso do município com o desenvolvimento local e a sustentabilidade. “Precisamos investir em energias renováveis, pois acreditamos que elas representam o futuro e a sustentabilidade ambiental do nosso planeta, contribuindo para um presente e futuro melhor”, enfatiza.

Ludgero citou no documento o modelo que está sendo implantando na cidade de São Felix do Tocantins, onde o projeto filantrópico das empresas de energia zMatch e 77Sol, que tem a Huawei como investidora, abastecerá gratuitamente as 1.600 casas das famílias que moram no município, que fica dentro do Parque Estadual do Jalapão. Além de energia a custo zero para os moradores da cidade, o projeto vai gerar 40 empregos diretos, e mais uma centena de indiretos.

A Huawei vai entrar no projeto juntamente com duas de suas empresas parceiras do segmento de energia, a HDT Energy e a WDC Solar. A contribuição desse grupo para a usina será por meio de doações de inversores fotovoltaicos, solução que irá converter e armazenar a energia captada pelos painéis solares da usina.

“Em contato com o senhor Arthur, representante de uma das empresas, o mesmo me relatou que o projeto dará gratuidade para pessoas de baixa-renda, já aqueles que não se enquadrarem nos critérios de baixa-renda ganharão um desconto considerável em suas faturas. Acredito que um projeto dessa envergadura possa melhorar muito a vida de nossa comunidade, principalmente, dos mais vulneráveis”, encerra.

Conheça o projeto de São Félix do Tocantins