Transparência e inovação: Casa do Povo implanta software e moderno painel eletrônico para votações

por Comunicação / CMSS publicado 14/12/2021 16h30, última modificação 14/12/2021 16h34

 

MAIS FOTOS

 

Buscando dar mais transparência e agilidade às atividades legislativas, a Casa do Povo passou a contar, desde ontem, 13, com um moderno sistema eletrônico de votação e com um software para gestão das sessões e direcionamento dos trabalhos da Câmara Municipal.

O novo sistema, instalado no Plenário Aldo dos Santos Pimenta, registrará também o posicionamento de cada vereador nos processos de votação, abolindo a votação simbólica, e exibirá o nome do parlamentar, o partido, a quantidade de vereadores presentes, os totais de votos a favor e contra, assim como as abstenções, caso as tenha.

Além disso, a presença dos parlamentares durante as sessões será confirmada eletronicamente, anteriormente, eles assinavam o registro de presença.

Com a modernização, pautas, indicações e projetos de lei poderão ser acessados pelos vereadores, através de um tablet, reduzindo o uso de documentos impressos. Além de gerar uma economia financeira, isso também vai contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente, evitando desperdício de papel e dará mais condições aos parlamentares na discussão e votação das matérias.

De acordo com a Mesa Diretora, o painel facilitará também a compreensão das sessões legislativas via internet (https://www.saosimao.go.leg.br/), indicando as matérias que estão sendo discutidas e quem está fazendo uso da palavra.

Segundo o Presidente da Casa de Leis, vereador Lucas Vasconcelos, transparência, praticidade, clareza e simplicidade tanto na elaboração quanto no acesso à informação de tudo que é feito na Câmara Municipal de São Simão são os principais objetivos dessa Legislatura.

“Nós, da 16ª Legislatura, estamos sempre à procura de melhorias para o Legislativo Municipal e, nesse ano de 2021, fomos em busca de um sistema que pudesse melhorar todo o nosso processo legislativo a fim de trazer uma maior modernização, agilidade e transparência à atividade legislativa para a população de São Simão e Itaguaçu. Desde janeiro, estabelecemos como prioridade a gestão transparente e econômica na Casa do Povo. A partir de hoje, todo o trabalho das reuniões poderá ser acompanhado pela população por meio um painel eletrônico, que mostrará o andamento da Sessão e o voto de cada Vereador, aumentando a transparência e clareza das informações”, informa.


MAIS FOTOS

 

error while rendering plone.comments