Servidoras da “Casa do Povo” são homenageadas pelo Legislativo no Dia Internacional da Mulher

por Comunicação / CMSS publicado 09/03/2021 17h55, última modificação 09/03/2021 17h56

Como forma de reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, um café da manhã promovido nesta segunda-feira e uma entrega de rosas no início da noite, marcou a homenagem da Câmara de Vereadores às servidoras do legislativo municipal.

Mais do que um momento de descontração, os vereadores quiseram valorizar ainda mais a presença das mulheres no desempenho de diversas funções do Legislativo Municipal, onde a maioria dos funcionários é do sexo feminino.

Durante a sessão ordinária, os parlamentares enalteceram a importância do papel da mulher na sociedade, ressaltando vários aspectos de dignidade, respeito e valorização, em especial, as mulheres de São Simão, Itaguaçu, Olarias e Zona Rural, em sinal de prestígio a elas.

“As homenagens aconteceram também em forma de valorização e de agradecimento da Mesa Diretora às nossas colaboradoras”, disse o Presidente Lucas Vasconcelos.

Dia da Mulher

O 1º Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 1908, quando cerca de 1500 mulheres aderiram uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 25 de março de 1911 um incêndio em uma fábrica de Nova Iorque, mais de 140 trabalhadores, a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de trabalho e segurança. Este também é um dos principais fatos que marcam o significado do Dia Internacional da Mulher.

No Brasil, tais movimentações surgiram no início do século 20, e também buscavam melhores condições de trabalho. Já em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com os Estados, com a criação do primeiro Conselho Paulista da Condição Feminina, e em 1985, foi implantada a primeira Delegacia Especializada da Mulher em São Paulo.