Presidente Lucas Vasconcelos pede a realização de treinamento operacional padrão para qualificar profissionais da saúde municipal

por Comunicação / CMSS publicado 02/06/2021 09h51, última modificação 02/06/2021 09h51

Com o objetivo de fortalecer a saúde municipal, o Vereador Presidente Lucas Vasconcelos, apresentou durante sessão plenária, na Casa Aniceto Ferreira de Castro, Indicação solicitando ao Prefeito Assis Peixoto, que proceda estudos para viabilizar um Treinamento Operacional Padrão-TOP, para profissionais da área da saúde, como Medicina, Enfermagem e outros.

Lucas explicou que o TOP trata-se de um projeto para qualificação dos profissionais da saúde que reúne os melhores instrutores e palestrantes desta rede de atendimento pré-hospitalar, que são capacitados nas mais variadas áreas de atuação, para trazer ao participante do curso não somente os protocolos e as diretrizes do atendimento, mas as diversidades, conflitos, gerenciamento situacional em todo tipo de resgate.

O parlamentar destaca que todos os palestrantes e instrutores tem o objetivo de promover a interdisciplinaridade entre todas as disciplinas.

Ele ainda cita que, no módulo para profissionais de saúde a interdisciplinaridade é o processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento, capaz de romper as estruturas de cada uma delas, para alcançar uma visão unitária e comum do saber, trabalhando em parceria.

“A necessidade de se romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo de conhecimento, justifica-se pela compreensão da importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber pré-hospitalar e intra-hospitalar. Ante a fundamental importância desta proposição, e que a ação do legislativo deve ser sempre no sentido de adotar ações de qualificações aos profissionais da área da saúde, peço apoio dos nobres vereadores para aprovação do presente, como desde já requer”, justifica.