Parlamentares prestigiam rodada de negócios Cidade Ferrovia promovida pela Valec

por Comunicação / CMSS publicado 02/06/2022 13h36, última modificação 02/06/2022 13h36

MAIS FOTOS

Com o apoio da Câmara de Vereadores, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, numa parceria com a Prefeitura de São Simão e Associação Comercial e Industrial (ACISS), promoveu na manhã desta quinta-feira (26/05), no Hotel Mágica Visão, um encontro para apresentação do projeto “Cidade Ferrovia - Promovendo Negócios Ferroviários no interior do Brasil”, a investidores potenciais.

São Simão é a terceira cidade a receber o evento que percorrerá municípios localizados às margens da Ferrovia Norte-Sul.

O Cidade Ferrovias faz parte do Programa Terminais Inteligentes da estatal, por meio do qual foi reformulado todo o rito de concessão das áreas de terminais pertencentes à Valec. O objetivo deste projeto é fomentar o desenvolvimento ferroviário a partir da exploração, pela iniciativa privada, das áreas de terminais próximas à Ferrovia Norte-Sul.

Com a iniciativa, espera-se conectar diferentes investidores da cadeia produtiva, como setor produtivo, empresas logísticas, portos, concessionárias ferroviárias, instituições financeiras, dentre outros, promovendo um ambiente de negócios nos municípios participantes.

Durante o evento, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Vasconcelos, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância de se fomentar um ambiente de negócios no Município.

"Essa rodada de negócios, com a Valec e empreendedores, foi uma excelente iniciativa para debatermos sobre as ações, empregos gerados e o futuro. Fato é que essa interação pode se tornar para muitos a porta de entrada para a prestação de serviço ou para a comercialização de frentes variadas de negócios”, destacou.

Usando suas redes sociais, o vereador Professor Fernando, falou da importância do evento para a cidade e região.

"Hoje pela manhã participei de uma importantíssima reunião, onde a Valec nos apresentou o projeto Cidade Ferrovia. A Valec possui aproximadamente 1700 hectares de terra disponível ao longo da Ferrovia Norte-Sul e seu objetivo é que estas áreas sejam concedidas no menor tempo possível, otimizando as regiões por vocação de carga e fomentando o volume na ferrovia. Em São Simão a empresa vai buscar investidores onde, muito em breve, teremos um grande avanço na geração de empregos e recursos para nosso município", afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovanio Rosa, ressaltou a importância do encontro para o Município, sendo o mesmo multimodal e um dos mais promissores ao desenvolvimento econômico.

“Fomentar a economia através desta iniciativa público-privada da Valec, nos proporciona uma possibilidade infinitamente explorável do crescimento horizontal, onde uma cadeia de investimentos é formada, não visando apenas um setor específico, mas abrangendo o Município como um todo” disse.

O Prefeito Fábio Capanema comemorou a realização do evento e destacou a parceria que pode trazer grandes e importantes investimentos para a cidade. “É um evento que vai trazer muitas empresas para o nosso Município e, dessa vez, de maneira concreta. Em parceria com diversos empresários, a Valec está unindo forças, cedendo grandes áreas de terras para que importantes empresas invistam em São Simão.

Para a rodada de negócios, a Valec programou apresentações estratégicas, com o intuito de percorrer os principais pontos do rito de concessão das áreas de terminais, além de abrir espaço para parceiros.

Ao dar início ao encontro, a empresa reforçou o caráter negocial do evento e colocou a equipe da estatal à disposição dos empresários presentes.

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento do porto do Itaqui, no Maranhão, Marcelo Coelho, também esteve presente falando sobre os diferenciais competitivos do porto, que é um dos principais destinos para a exportação das cargas transportadas através da Ferrovia Norte-Sul.

Alexandre de Almeida, representante do Grupo Caramuru Alimentos, falou sobre a importância da FNS na logística do mercado de grãos.

Finalizando as apresentações, Lauro Martins, CEO da empresa Ynova Soluções Logísticas, falou aos empresários e produtores locais sobre como a logística ferroviária pode aprimorar os negócios. A empresa atua na elaboração de estudos de viabilidade multimodal.

Para encerrar este primeiro dia da Rodada de Negócios Cidade Ferrovia, os palestrantes responderam às perguntas dos interessados em explorar áreas de terminais da Ferrovia Norte-Sul.

Participaram ainda do encontro o prefeito Fábio Capanema; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovânio Rosa; os vereadores Ailton Lopes, Fábio Kebinha, Vilarinho, Welington Carvoeiro, Ludgero Neto, Laerte Nogueira e Raufi Diones; o presidente e o secretário da ACISS, Alexandre Pimenta e Paulo da NR, respectivamente.

Representando VALEC, marcaram presença o superintendente de Inteligência e Prospecção, Danilo Miranda, a gerente de parcerias, Thais Lordelo e o Gerente de Relacionamento com Clientes, Francisco Nunes.