60 ANOS: Legislativo comemora aniversário com entrega da Comenda Germano Manoel Luz

por Comunicação / CMSS publicado 06/12/2021 09h35, última modificação 06/12/2021 09h34

 

 MAIS FOTOS

 

Em noite histórica, as 26 lideranças que estiveram à frente dos trabalhos do poder Legislativo de São Simão nos últimos 60 anos, os ex-vereadores que trabalharam na elaboração e promulgação da 1ª Constituição do Municipal em 1.990, e o Assistente Técnico Aldo dos Santos Pimenta foram homenageados com a Comenda Germano Manoel Luz, em Sessão Solene na sexta-feira, 26 de novembro.

O momento proporcionado pela Casa do Povo, objetivou reconhecer o trabalho prestado por cada um dos ex-presidentes, que juntamente com os vereadores constituintes de 1990 contribuíram com a história de crescimento e desenvolvimento de São Sião e Itaguaçu.

Dos 32 homenageados, 12 foram lembrados in memoriam e estiveram representados por familiares e amigos no Plenário Aldo dos Santos Pimenta. Além dos convidados e autoridades, toda a comunidade foi convidada a presenciar e acompanhar o momento importante, que ficou registrado na história do Legislativo. Entre as lideranças políticas presentes marcou presença na solenidade o prefeito da cidade de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, agraciado com uma Moção de Aplausos, a deputada federal Magda Mofatto, o presidente estadual do Partido Liberal, Flávio Canedo, os deputados estaduais Paulo Cézar Martins e Cláudio Meirelles, os prefeitos Fábio Capanema, Barbosinha (Paranaiguara) e Edjane Alves (Maurilândia), os ex-prefeitos de Quirinópolis Gilmar Alves e Dr. Juraci Martins de Rio Verde.

São 60 anos de história e de forte representatividade do Legislativo Sãosimãoense, que começou em 08 de fevereiro de 1961, com sua instalação no Grupo Escolar do antigo Canal de São Simão.

Algumas surpresas foram programadas e reservadas para noite, que teve lembranças, integração, comemoração, apresentação da Banda Municipal Maestro João Antônio dos Santos, Hino Nacional Brasileiro interpretado pela professora e cantora Andrea Paula e, Momento com Deus, com o Dr. José Lamanna.

O público assistiu ainda a dois vídeos, um institucional sobre os 60 anos da Câmara Municipal e outro que trouxe a biografia do ex-vereador Germano Manoel Luz, que emprestou seu nome à comenda comemorativa, ambos produzidos pela FLfilmes.

A cerimônia se iniciou com o pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Vasconcelos, que discursou em nome de todos os parlamentares da Casa Aniceto Ferreira de Castro. O chefe do parlamento municipal afirmou que a política só faz sentido se houver participação ativa da população, pois é o único caminho democrático capaz de transformar para melhor a vida das pessoas.

“O que unifica nossa gente é o amor por São Simão e Itaguaçu. Todos queremos construir aqui uma cidade que ofereça aos seus habitantes segurança, justiça e oportunidades. Nossas escolhas e decisões devem ter como objetivo a coletividade, jamais devemos nos pautar por interesses individuais.

Destacou ser está homenagem um profundo reconhecimento da liderança em serviços comunitários e humanitários empreendida na trajetória de todos os homenageados, unindo sentimentos e pensamentos em torno do propósito de servir a nossa cidade.

“Cada mandato foi relevante, cada um fez o seu trabalho da melhor forma possível. As ações de cada detentor de mandato se somam ao trabalho que foi realizado por aqueles que por aqui passaram e deixaram as suas marcas. Quando nos propomos a estarmos vereadores, não é só vir durante as reuniões ordinárias e extraordinárias para votação, mas se dedicar à comunidade. Estou emocionado por também estar contribuindo, neste biênio, com a presidência dessa Casa”, declarou o presidente.

A solenidade foi um verdadeiro reencontro com a história escrita no decorrer das mais de seis décadas de existência da Câmara Municipal. Gostaríamos de homenagear todos os vereadores que já ocuparam uma cadeira na Casa do Povo, mas como a dimensão seria muito grande, entendemos que todos estariam representados por seus presidentes”, justificou Lucas afirmando que o evento foi preparado com muito cuidado e carinho, objetivando um reconhecimento justo aos que passaram por este tão importante poder.

“Aos que já se foram, deixamos aqui o nosso abraço carinhoso aos familiares que estão presentes. Seus entes queridos já foram eternizados em nossa galeria, e agradeço imensamente pela oportunidade que os senhores nos deram para homenageá-los.

Aos nossos colegas ex-presidentes que estão aqui no plenário, deixamos também os nossos parabéns e agradecimentos por todo o trabalho, empenho, dedicação e responsabilidade com os quais conduziram os trabalhos desta Casa. Os senhores trabalharam arduamente por São Simão e Itaguaçu e é um orgulho imenso para todos nós homenageá-los nesta noite”, disse.

O prefeito Fábio Capanema de Souza, um dos homenageados da noite, discursou sobre a importância do Legislativo no pluralismo de ideias para interesses coletivos. Também destacou que o papel independente do parlamento é fundamental para o estado democrático de direito da sociedade. Fábio lembrou que por doze anos atuou como vereador, chegando a ocupar a cadeira de presidente, e parabenizou a Casa Legislativa pela homenagem.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Mendanha, que iniciou sua trajetória política na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, quando teve a oportunidade de ser presidente por dois mandatos, parabenizou os homenageados e falou de sua alegria em participar de um momento histórico para a cidade e para o legislativo Sãosimãoense. “Fiquei muito feliz em participar da sessão solene em celebração aos 60 anos de história da Câmara Municipal de São Simão. Ao lado do presidente Lucas Vasconcelos, de todos os vereadores e do prefeito Fábio Capanema prestamos homenagem, in memorian ou presencialmente, a todos que foram presidentes do Poder Legislativo local. Fiquei extremamente feliz em conhecer os ex-presidentes e os familiares de cada um que já partiu”, relatou Mendanha.

Na sequência, foi a vez dos deputados estaduais Paulo Cézar Martins e Cláudio Meirelles e da deputada federal Magda Mofatto, fazerem seus agradecimentos e também parabenizarem todos os homenageados da noite. Magda Mofatto se comprometeu em conceder um auxílio financeiro para que a administração municipal possa fazer a aquisição de novos equipamentos musicais para a Banda Municipal Maestro João Antônio dos Santos.

Ao fim da cerimônia, receberam a Comenda Germano Manoel Luz o ex-presidentes Leopoldo Moreira (1961); Waldemis Ferreira de Castro (1964); Lorival Silva (1965); João Nunes da Silva (1966 a 1970); Waldemar Ferreira Mendes (1970 a 1972); José Maurício de Castro (1973 a 1974); José Vitório dos Santos (1975 a 1976); José Batista Marra (1977 – 1981 a 1982); Walter de Oliveira Lage (1979 a 1980); Claudivino Floriano Ferreira (1979 a 1980); Antônio Francisco Floriano Junior (1985 a 1986); José Carlos de Vasconcelos Castro (1987 a 1988); Germano Manoel Luz (1989 a 1990 – 1995 a 1996); Amarildo Ferreira Guedes (1991 a 1994); Silvia Alves de Mattos (1997 a 1998); Claudio Luiz da Silva (1999 – 2003 a 2004); Alaor Campos de Melo (2000); Wilber Floriano Ferreira (2001 a 2002 – 2005 a 2006); Adelsso dos Santos Nogueira (2007 a 2008); Wilson Pimenta (2009 a 2010); Fabio Capanema (2011 a 2012); Wesley Mandi (2013 a 2014); Leopoldo Pereira (2015 a 2016); João Moreira de Almeida Junior (Dezembro de 2016); Adriano Pimenta (2017 a 2018) e Lázaro Lacerda de Oliveira Junior (2019 a 2020); os vereadores constituintes Germano Manoel luz, Ilza Maria Vasconcelos, Amarildo Ferreira Guedes, Mário Soares Capanema, Trajano Francisco Muniz, Jeronimo Umbelino de Freitas, Manoel Rodrigues do Nascimento Neto, Jorcelino Gonçalves de Souza e o assistente técnico Aldo dos Santos Pimenta.

 

Quem foi Germano Manoel Luz

Germano Manoel Luz, nasceu em 02/10/1938 na fazenda Rio Velho, no Distrito de Laranjeiras, município de Barretos-SP, filho de: José Manoel Luz e Geralda Emília Luz, tendo como irmãos: Anita Emília Luz, Iraci Emília Luz, Maria Emília Luz e Hilton Manoel Luz.

Em 1952 seu pai mudou-se para a região para tocar arrendamento de lavouras.

Germano por ser uma pessoa dedicada e apaixonado pelo esporte, em 1958 a 1975 defendeu a camisa do São Simão futebol clube, no qual foi convidado por clubes, sendo eles: o Internacional de Limeira, o Rio Preto esporte clube, o Barretos futebol clube, o América futebol clube e o Uberaba esporte clube.

Germano dispensou todas essas oportunidades do futebol por ser o braço direito de seu pai no trabalho.

No mesmo ano iniciou o aprendizado de corte de cabelo onde adquiriu um salão, começando assim sua profissão.

Casou-se em 1961 com a Senhora Adelaide Coelho Rodrigues e obtiveram quatro filhos sendo eles: Lucineia, Gelsinéia, Dulcineia e Gelsinei.

Em 1976, com o término da construção da barragem e com a mudança da Cidade Velha para a Nova São Simão, várias famílias ficaram desempregadas. Vendo o sofrimento e as dificuldades, Germano iniciou a Campanha do kilo e o trabalho de distribuição gratuita da sopa no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, chegando a distribuir cerca de 400 refeições aos domingos.

Em 1982 foi eleito para seu 1º mandato de vereador com 456 votos, ocasião em que ocupou a vice-presidente da Câmara Municipal.

Em 1988 foi reeleito e disputou a presidência da Câmara Municipal, tornando-se presidente.

Como mérito elaborou a 1ª Lei Orgânica do Município.

Reeleito em 1992 para o terceiro mandato como vereador, foi eleito Presidente da Câmara para o biênio 1995/1996.

Em 1996 Germano disputou pela 4º vez consecutiva as eleições e foi reeleito, período foi vice-presidente da Casa Legislativa.

Este fato fez dele e do atual vereador Ludgero Neto, os dois únicos vereadores a assumirem quatro mandatos consecutivos na Câmara Municipal de São Simão.

Em todos seus mandatos, Germano foi uma pessoa digna, humilde e honesta, sempre defendendo os menos favorecidos e exercendo a sua função de vereador para que a cada dia São Simão pudesse crescer e desenvolver com igualdade social.

 

 MAIS FOTOS

 

Assista a Sessão Solene 

 

registrado em: ,
error while rendering plone.comments